1982- 11 de Outubro - Primeira Assembléia do Condomínio

PRIMEIRA ASSEMBÉIA GERAL DO CONDOMÍNIO (resumo, cópias abaixo)
Aos onze dias do mês de Outubro de mil novecentos e oitenta e dois, às dezenove horas, reuniram-se no auditório do Colégio Rosário sito a Praça Dom Sebastião Nº 2 quarto andar, 202 associados da Cooperativa Habitacional Alto Petrópolis Ltda, (nome dado à Cooperativa na época) com quorum legal sob a coordenação do Sr. Paulo Roberto Silva de Souza, presidente da Comissão de Condôminos e a Srª. Maria Tereza Mattos, como secretária, com a seguinte ordem do dia:
1. Convenção de Condomínio, leitura e aprovação;
2. Regulamento Interno leitura e aprovação;
3. Proposta Orçamentária, apresentação e aprovação;
4. Eleição do primeiro grupo administrativo;
5. Escolha do nome do Conjunto Residencial;
6. Decisão sobre aluguel do Centro Comercial;
Decisões:
1. Aprovada a redação da Convenção, realizada pela comissão de condôminos;
2. Aprovada a redação do Regulamento Interno, realizada pela comissão;
3. Aprovada a proposta orçamentária, realizada pela comissão; A redação realizada pela Comissão não foi transcrita para o Livro de Atas. Acreditamos que a Convenção e Regulamento Interno, vigentes nos dias de hoje, seriam as redações propostas pela Comissão. Dentre as decisões ficou acertado o valor de cinco salários mínimos (federal, porque na época não existia o Regional), para a verba de representação do Síndico e isenção da taxa de condomínio aos Subsíndicos de blocos. Portanto a partir daquela Assembléia foi instituída a remuneração para Síndico, e isenções de taxas de condomínio para os Subsíndicos.
4. Chapa apresentada pela Comissão:
Síndico Geral: Bernardino Vendrusculo
Subsíndico Geral – João de Deus Azzolin
Síndica Comunitária – Eva Almeida Pedroso
Conselho Consultivo Titular: Iraja Tauber da Luz, Aracelia Cunha Manquevich, Marcio Santos de Oliveira
Conselho Consultivo Suplente: Jose Xamuset, Iria Carbelon, Carlos Pires Machado
Subsíndicos de Blocos: João de Deus Azzolin,João Luiz Borges Ribeiro, Arnaldo Alberto Preccewski, Ivonisldo Santos da Conceição, Davi Duarte, Paulo Roberto Silva de Souza, Marize Ribeiro da Silva, Shirlei Peres Gaya, Dorvalina Barcelos, Marli Berenice da Silva Carvalho, Alberto Jose Ferreira, Enio Galvão.
5. Denominação do Conjunto: Parque Residencial Teresópolis. Como podemos ver foi reparado “Petrópolis por Teresópolis”
6. A Administração ficou responsável pela determinação dos valores dos alugueis das lojas do Centro Comercial.
Continuação “Reunião de Instalação de Condomínio foram apresentados outros problemas pelos moradores, problemas estes ainda conhecidos por todos tais como:
Que as reclamações não fossem feitas diretamente para os funcionários e sim por escrito diretamente á Administração.
Danos em veículos dentro do condomínio.
Comentários:
assunto que se propagou até os dias de hoje, que poderia ter se resolvido definitivamente, no ano 1997, quando o condômino Paulo Portella apresentou proposta de seguro para todos os veículos, com pagamento do fundo de estacionamentos, que não foi aprovado.
Algumas propostas e decisões nos anos seguintes.
Continuação:
Fechamento das portas externas dos blocos. (por motivo de não existir a atual grade frontal) secadores de roupas (modelo e uso) os moradores entendiam que deveriam ser utilizados apenas os secadores de alumínio, não houve decisão final.
Análise de alguns aspectos e fatos referente à primeira Assembléia:
Como podemos observar os problemas em condomínios são praticamente os mesmos em qualquer época ou lugar.
O primeiro Síndico do condomínio foi Bernardino Vendrusculo, que no ano seguinte passou a ser sócio da Administradora Gaúcha Imóveis imobiliária essa que na sua gestão foi a Auxiliar de Administração do Condomínio, em troca pela Imobiliária CERTA, escolhida pela CEF na criação da Cooperativa Habitacional.
O primeiro Síndico do Condominio Parete, (já falecido) se tornou vereador da cidade de Porto Alegre

Pela única vez, na história do condomínio, a Convenção Condominial, que iniciava naquele dia, foi cumprida na eleição para uma Administração, quando foram eleitos Subsíndicos de blocos.




Nenhum comentário:

Os documentos aqui publicados, são cópias fiéis dos informativos que, ao longos dos anos, circularam no Condomínio Edifício Parque Residencial Teresópolis, e/ou foram enviados por condôminos
Chamamos de ética o que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O que é feito quando ninguém está olhando, chamamos de caráter.
Oscar Wilde