1983 - Assembléia Geral Ordinária de 15 de Outubro

Presidente – João Batista Jacinto – 18/313. Secretário- Paulo Trevizan – 7/402.
1. Prestação de contas do Síndico. O Síndico Sr. Bernardino Vendrusculo, passou as mãos do secretário, o parecer do Conselho Consultivo, para que este desse conhecimento aos demais condôminos. O parecer estava sem assinatura do Presidente do Conselho consultivo e as demais assinaturas eram ilegíveis, quando explicou o Sr. Síndico que devido à ausência do Presidente, em viagem à Brasília, não foi possível colher sua assinatura e que seu suplente por não ter sido avisado a tempo, não pode examinar as contas, motivo pelo qual não assinou o documento. Quanto às assinaturas ilegíveis, uma condômina afirmou que as assinaturas eram de Iria Caberlou e Aracelia Manquevich. Houve reclamação sobre o tempo em que ficaram as contas para verificação dos condôminos, sendo de apenas em três oportunidades e não 10 dias como determina a Convenção. Outra irregularidade citada foi a não publicação dos balancetes mensais que deveriam ser afixados nas portas dos blocos. O Sr. Síndico achou justas as reivindicações e prometeu painéis para publicações. O Síndico Sr. Bernardino Vendrusculo apresentou proposta de formar uma Comissão de pessoas com conhecimentos Contábeis e Administrativos, para analisar as contas e só então serem aprovadas, com prazo de 15 dias. Aprovada a proposta foi formada a seguinte Comissão: José Jelson Bossoni Moura, (técnico de Administração,bl.43/327),  Hago André Holgguer (técnico de Administração,bl.23/213), Milton Humberto Acosta Rodrigues,(técnico de Administração,bl.21/217), e Paulo Trevizan,(técnico de Administração,bl.07/402),  Concluído o primeiro ítem o Presidente da Assembléia passou para o segundo item.
2. Eleição do novo Síndico e demais membros. Foram inscritas três chapas, sendo que a chapa dois não compareceu para o pleito. Foi reeleita a chapa um (situação) por 50 votos a 21 votos, 1 voto em branco e 1 voto para chapa 2, que não havia comparecido no pleito. A seguir o Presidente da Assembléia deu posse aos eleitos. Naquela época, as eleições se davam durante a Assembléia, em torno de menos de 10% dos Condôminos.O Síndico eleito, Bernardino Vendrusculo relatou para os presentes que teve dificuldades em coordenar um numero muito grande de Subsíndicos de blocos e propôs diminuir o numero de componentes.
3. Aprovação da Previsão Orçamentária. Aprovada

Comentários:
Entendemos que a  proposta de diminuição dos Subsíndicos era uma demonstração na forma equivocada de administrar o condomínio, desde a primeira gestão. O uso da centralização das decisões na pessoa do Síndico, foi a tônica em todas as gestões até os dias de hoje, fato evidente, que desestimula a participação dos Subsíndicos.Ficou demonstrado, que  os demais membros da Administração, atrapalhavam o Síndico. A solução seria uma GESTÃO PARTICIPATIVA, conforme determina nossa Convenção e proposta apresentada mais tarde, no ano de 2001, pelo condômino Paulo Portella, bl. 50/101. (veja lá).

Nenhum comentário:

Os documentos aqui publicados, são cópias fiéis dos informativos que, ao longos dos anos, circularam no Condomínio Edifício Parque Residencial Teresópolis, e/ou foram enviados por condôminos
Chamamos de ética o que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O que é feito quando ninguém está olhando, chamamos de caráter.
Oscar Wilde